Atualmente, o meio ambiente e a preservação dele são pautas importantes. Anualmente cidades adotam medidas para evitar ou diminuir a poluição. Assim, os laudos ambientais vieram como uma ferramenta para auxiliar isso.
Aqui nós vamos te explicar tudo sobre esses laudos e te ajudar a entender a importância deles. Então, continue a leitura e saiba mais!
O que são laudos ambientais?
Os laudos ambientais servem para diagnosticar a situação do ambiente. Então, eles investigam as condições da água, do solo, do ar, da fauna e flora ao redor do empreendimento.
Os laudos ambientais seguem os procedimentos de órgãos ambientais como a CETESB, no caso do estado de São Paulo. O relatório final do laudo descreve a situação completa do ambiente, então ele concluirá se determinada atividade pode ou não naquela área.
Para que servem os laudos ambientais?
Para um licenciamento ambiental, os laudos servem como um relatório de avaliação do entorno do local. Assim, esse diagnóstico vai identificar se há ou não potenciais poluidores com o desempenho da atividade.
Agora, quando falamos de um laudo para autorização de supressão de vegetação nativa, ele só é emitido a partir do resultado do laudo ambiental. Ou seja, no relatório final devem conter os seguintes itens:
- Histórico de compromissos firmados;
- Projeto de Compensação Ambiental;
- Diagnóstico dos recursos naturais;
- Laudo de fauna da área;
- Relatório fotográfico da área;
- Histórico e caracterização do uso da propriedade.
Como é feito o laudo técnico ambiental?
O laudo técnico ambiental é realizado de diversas formas dependendo do estado. Dessa forma, na maioria dos locais, são baseados nas seguintes etapas:
- Avaliação preliminar da área
- Investigação confirmatória;
- Investigação detalhada;
- Por fim, a avaliação de risco à saúde humana.
Um laudo ambiental é extremamente importante para a autorização da atividade no local. Por isso, deve-se contratar uma empresa com profissionais experientes na área ambiental. Para evitar maiores dores de cabeça com o indeferimento do processo.
E aí, conseguiu entender mais sobre laudos ambientais? Então, entre em contato conosco agora mesmo para te ajudarmos com isso! Nos vemos no próximo post.